/ Entrevistas

Thiago, da @Hobby_Investimentos no Voando com a Arara

Entrevista com Thiago, da @Hobby_Invesyimentos

Já pensou em saber como os influenciadores de mais sucesso no mercado financeiro começaram suas jornadas nos investimentos? O que eles fizeram de errado, o que acertaram, o que os diferencia dos demais e conhecê-los um pouco mais de perto?

Pensando nisso criamos o #VoandoComAArara, um quadro semanal aqui no Blog do Real Valor, onde batemos um papo bem descontraído com os maiores influenciadores do mercado financeiro. Cheio de dicas valiosas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado!

E quem está embarcando no voo da Arara hoje, é o Thiago, fundador da @Hobby_Investimentos e autor do eBook "Investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte".

Sem mais enrolação, vamo pro papo!

Resumão do Thiago

Pra começar, Thiago, faz um resumão seu pro pessoal te conhecer melhor:

Opa, vamos lá! Me chamo Thiago Guimarães, tenho 19 anos e sou de Jaguaruna/SC, mas nos próximos meses estou me mudando pra Florianópolis. Sou apaixonado por economia, pelo mundo dos investimentos, por produção de conteúdo,marketing digital, desenvolvimento pessoal e empreendedorismo. Pois é, bastante coisa, mas hoje sou muito feliz por estar envolvido com todas essas atividades que tanto gosto.

Legal! E hoje você trabalha com o que?

Atualmente sou sócio em duas empresas de vistorias veiculares, ambas aqui em SC.
Além das empresas, também acabei de lançar meu primeiro produto digital, o e-book "Investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte".

Caraca, 19 anos, sócio de duas empresas e um livro já?! Com tudo isso, sobra algum tempo pra lazer?

Com certeza, na minha concepção lazer é essencial para manter o foco. E eu amo meus trabalhos, então 'trabalhar' não é um grande esforço, mas mesmo assim eu não deixo de ler um bom livro diariamente e de praticar esportes no minimo 5 vezes por semana. O surf é um amor maior e sempre que da eu largo tudo e me jogo para a praia, é renovador. Também busco socializar com amigos e conhecer pessoas novas, é essencial, em todos os sentidos, e sempre que da também gosto de assistir a documentários, filmes e séries interessantes.

thiago-surf

Começo no mercado financeiro

Agora me conta, como e porque você começou no mercado financeiro?

Eu queria juntar um dinheiro, como trabalhava e morava com meus pais, o custo era bem baixo. Sempre sobrava algum dinheiro no final do mês, foi aí que comecei a me interessar pelo mercado financeiro. Foi aí que fui atrás de aprender sobre tesouro direto a taxa de juros estava mantendo, me apaixonei e a partir daí cada dia eu queria aprender mais.

No #VoandoComAArara do Alê, do @Centaviando ele contou que o primeiro investimento dele também foi no tesouro. E qual foi seu primeiro "tombo" nos investimentos?

É, o tesouro acaba sendo a primeira opção pra muita gente.
Depois de algum tempo de estudo focado em renda fixa, decidi avançar para renda variável. Naquela época que o bitcoin explodiu e as criptomoedas ganharam muita atenção na mídia.
Aí começou uma nova fase na minha vida, peguei um montante do capital que tinha juntado e fui fazer trade, sem saber absolutamente NADA! Não se confunda, quando eu digo
NADA, é absolutamente NADA hahaha e por mais desastroso que tenha sido, hoje agradeço por ter tomado esse tombo logo de primeira e rio muito da história.

Naturalmente que perdi dinheiro, e fiquei bem triste com isso, mas eu não podia parar por ali, afinal, a culpa foi minha e eu tinha descoberto uma paixão. E queria mais daquilo. Dei mais um passo, comecei a estudar o que
eu precisava saber para ganhar dinheiro no mercado.

Quase todo mundo "apanhou" do mercado pelo menos uma vez no começon né? E o que você fez depois disso?

Como comentei, sou fascinado por desenvolvimento
pessoal e uma das máximas desse universo é não se preocupar com o que não temos controle. Então eu simplesmente não penso muito nesses fatos passados de perda de dinheiro e em
tantas outras decisões erradas no meu período fazendo trade. Busco aprender e aceitar o que aconteceu, para então fazer o meu melhor com isso.
Fiquei meses imerso em análise gráfica, acompanhamento de gráficos, lendo e estudando todo dia, conversando com outros players do mercado para então estar preparado para voltar a operar.

E depois de tudo que passou, qual é o seu ativo preferido?

Não tenho como negar que, mesmo depois de tudo isso, tenho uma tendência a preferir sempre as criptomoedas. Não só por ter sido o mercado que comecei a estudar e por ter me mostrado o mundo da renda variável, mas também pela proposta que oferece. Sou encantado e torço muito para que cresça cada vez mais. Hoje, com um pouco mais de experiência e estudo do que antes, mantenho meu capital diversificado em diferentes ativos, tanto em renda variável quanto em renda fixa.

2

E com uma carteira diversificada, como a sua, como você acompanha seus investimentos?

Sempre acompanhei por planilhas que eu mesmo desenvolvia. E nada contra elas, mas o aplicativo do Real Valor é fantástico e tornou meu acompanhamento muito mais fácil do que com as planilhas. Eu acompanho 100% dos meus ativos pelo
smartphone
, mas quando queria ver de uma forma geral, tinha que ir ao computador. Com o Real Valor isso acabou, agora é tudo no celular, onde e como eu quiser.

Como surgiu a @Hobby_Investimentos

E de onde surgiu a ideia de criar a @Hobby_Investimentos?

Cara, a Hobby surgiu para acrescentar um pouco mais de conteúdo sobre economia e investimentos no feed das pessoas. Eu já produzia contúdo para o Instagram há algum tempo, então a Hobby foi uma ideia que me proporcionou apenas um trabalho adicional aos meus dias, mas ver o perfil crescendo me dá uma grande satisfação pessoal.
Desde que mergulhei em estudar mercado financeiro eu tenho esse desejo de passar isso às pessoas, pois investir é extremamente benéfico a vida financeira de qualquer pessoa. O brasileiro ainda está descobrindo esse mundo de investimentos, renda fixa, bolsa de valores, dólar, criptomoedas e notícias de todos os lados. Esse excesso de informação também é prejudicial para o avanço saudável dos estudos.
A @Hobby_Investimentos veio para ajudar a solucionar esse problema, focado 100% em um conteúdo limpo e objetivo, o seguidor da hobby recebe explicações e esclarecimentos diários e totalmente gratuitos sobre o mercado financeiro, economia e afins.

Bate volta

Pra fechar, bora fazer um bate volta? Te faço uma pergunta e você me responde rapidão, o que acha?

Bora!

Uma frase:

"Meu foco é ser melhor que eu mesmo, por isso minha evolução é constante e silenciosa. (Essa é de minha autoria rs)

Um filme:

O Lobo de Wall Street

Um livro:

O poder do agora

Uma pessoa importante pra você:

Minha mãe, Joseane.

O que estava fazendo quando criou a Hobby Investimentos?

Eu recém tinha parado de fazer trade, estava trabalhando, estudando mais sobre bolsa de valores e começando a escrever o ebook 'investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte' e outros que ainda não estão prontos.

Uma referência no mundo dos investimentos:

Gary Vaynerchuk (Garyvee)

5 perfis/canais para seguir:

  • O Primo Rico (youtuber e influenciador do mercado financeiro)
  • Bitnada (canal no Youtube sobre criptomoedas)
  • Garyvee (influenciador de sucesso no mercado financeiro americano)
  • Felipe Marx (desenvolvimento pessoal)
  • Rapha Avellar (empreendedorismo e marketing)

Onde você se vê daqui 10 anos?

Me vejo como referência em se tratando de economia e investimentos, onde espero ajudar milhares de pessoas a mudarem suas vidas. Pretendo ter alguns livros escritos e ser independente financeiramente.

Onde você vê o Brasil daqui 10 anos?

Meu pai é vereador aqui, então cresci no meio da política e, sinceramente, eu acho a situação do Brasil grave. Em 10 anos vejo um País recuperado de todos os escândalos recentes e começando a caminhar em direção ao real desenvolvimento e a honrar o esforço do guerreiro trabalhador brasileiro.

Quem você indica pra participar e ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?

Indico o fundador da Hunter Investimentos, Filipe Rodrigues.

Muito bom nosso papo Thiagão! O pessoal que quiser conversar contigo e te conhecer um pouco melhor e tirar alguma dúvida), entra em contato com você por onde?

Quem quiser, pode entrar em contato comigo através dos directs no instagram:
@hobby_investimentos, @acordando_gigantes e @thiagoguimaraess ou via e-mail, pelo
[email protected]

Agradeço pela atenção e por ter lido até aqui, espero poder ajudar em algo, qualquer dúvida
ou esclarecimento, peço que entre em contato e será um prazer conversar melhor com você!

Baixe o aplicativo do Real Valor e conheça seus investimentos. De verdade.

banner-blogpost

Thiago, da @Hobby_Investimentos no Voando com a Arara
Share this

Cadastre seu e-mail