/ Curiosidades

Selic mantida a 6,5%: o que muda?

O COPOM decidiu manter a SELIC em 6,5% essa quarta feira (19/09). O que essas siglas significam e como elas afetam a sua vida?

Se você não está entendendo nada, dá uma lida nesse post sobre a Selic que fizemos. Lá a gente explica direitinho o que ela é e como funciona.

Já sabe o que é Selic? Então vamos ao texto.

Por que foi mantida?

Controle da inflação

A taxa Selic é a principal ferramenta de controle de inflação do Brasil. O IPCA (principal índice que mede a inflação) dos últimos 12 meses está em 4,19%.

A meta da inflação para esse ano é 4,5%, então tudo indica que a atual taxa de juros está mantendo a situação sob controle.

Conter alta do dólar?

Aumentar a Selic seria uma forma de frear a escalada do dólar, mas Ilan Goldfajn deixou bem claro que o COPOM não fará isso sob seu comando.

Ilan Goldfajn Selic

"Política monetária é diferente de política cambial. Não há relação mecânica entre as duas. Ela não será usada para controlar a taxa de câmbio"

Na véspera de eleição, a taxa de juros ser mantida traz um pouco de tranquilidade num período bastante turbulento para a economia brasileira.

O que isso muda nos investimentos?

selic65_grafico
Como a Selic foi mantida em 6,5%, o CDI se mantém em 6,39%. Com isso, aquele CDB referenciado ao CDI que você tem mantém a rentabilidade. Caso os juros fossem cortados, o CDI acompanharia. Sendo assim, os investimentos atrelados ao CDI teriam uma queda de rentabilidade.

Como os títulos do tesouro direto tem marcação a mercado, uma variação na Selic é capaz de trazer grandes variações nesses ativos.

Não sabe do que eu tô falando? Dá uma lida nesse texto de tesouro direto que explica isso de forma bem simples.

Com a Selic mantida, os títulos do tesouro direto também tendem a não sofrer grandes alterações em seus preços.

Conclusão

A decisão de manter a taxa de juros em 6,5% já era esperada e trouxe um pouco de tranquilidade num momento turbulento da economia às vésperas de uma eleição.

Sem variação na Selic, não há muita variação nos investimentos.

A próxima reunião do COPOM acontece dia 30 e 31 de outubro (depois das eleições) e pode trazer novidades.

Foi pego de surpresa com essa reunião do COPOM? Sincronize o nosso calendário de eventos econômicos e sempre saiba com antecedência a data de tudo que é mais importante no mercado financeiro

cta-calendario-economico

Selic mantida a 6,5%: o que muda?
Share this

Cadastre seu e-mail