/ Entrevistas

Saulo Godoy no Voando com a Arara

Entrevista com Saulo Godoy

Já pensou em aprender sobre investimentos com os principais influenciadores do mercado financeiro? Aqui no Blog do Real Valor, a gente conversa toda semana com esse pessoal no Voando com a Arara. Um quadro de entrevistas onde você descobre como os influenciadores de mais sucesso no mercado financeiro começaram a investir, quais tombos já tomaram, o que mudariam no passado e batemos um papo bem descontraído.

E o nosso convidado de hoje é o Saulo Godoy.

Sem mais enrolação, vamos para o papo!

Quem é o Saulo?

entrevista saulo godoy

Pra quem ainda não te conhece, se apresenta pro pessoal Saulo:

Bom, Saulo Godoy, educador financeiro, investidor e formado em Administração. Sou de Recife, torcedor do Sport, o leão da ilha. Tenho uma rotina diária de meditação, exercício físico e leitura de no mínimo 1h por dia. Esses são os meus combustíveis.

E também tenho 3 cursos disponíveis na Udemy, uma excelente plataforma de cursos online:

  1. Independência financeira: O guia para iniciantes - O mais vendido da Udemy na categoria finanças pessoais, com mais de 1400 alunos
  2. Tesouro Direto para iniciantes
    3- Tesouro Direto intermediário

Para o pessoal te conhecer ainda melhor, manda uma whatsapp para sua mulher pedindo para te descrever.

"Saulo é cativante, aquele tipo de pessoa que todo mundo gosta! É alegre, engraçado, conversador e ótimo no improviso. É bem ansioso, mas eu tento segurar essa onda com minha calma.

Na maioria do tempo ele é super legal, mas quando quer ele sabe ser bem chato! Kkkkk Sim, perde tudo! Eu tenho que ficar com tudo guardado, se fica com ele, ele perde.

Ainda bem que os investimentos ficam bem guardados, porque se fosse feito antigamente, com dinheiro no bolso, estávamos perdidos! 😂"

Ta aí a resposta da Marcella, minha mulher. Ela me ama! rs

entrevista saulo godoy investimentos

Começo no mercado financeiro

Bacana, agora sim! E como foi seu começo no mercado financeiro? Alguém do seu círculo já investia?

Introdução Teórica - Zero família e amigos. Comecei na escola, aos 15 anos, nos EUA. Tive aula sobre investimentos, toda semana olhávamos os jornais da cidade e tínhamos provas sobre os ativos de investimento, daí tive que aprender (na marra) e gostei.

Introdução prática - Aos 24 (11 anos atrás) comecei a investir com visão e filosofia de longo prazo depois de ler o livro Pai Rico, Pai Pobre. Entendi que juros compostos, paciência e disciplina me levariam a algum lugar, financeiramente falando.

A junção do conhecimento nos EUA com a necessidade foi fundamental. Tudo começa e se mantém pela educação e senso de propósito.

O primeiro investimento veio por 3 motivos:

  1. Ganhava pouco (600 reais mês), minha mulher atual jantou muito MCdonalds no Ticket Refeição emprestado pela minha mãe, não dava nem pra “fazer a frente”.
  2. Sabedor de que não tenho herança. Sobrarão 3 bodes magros lá do interior de Serra Talhada, acabarei fazendo um buchada lá na frente com isso.
  3. Estava com 24 anos (na época me achava velho pra cacete) e não tinha R$ 0,25 investidos.

E quais foram seus primeiros investimento?

Em Renda Fixa foi a Poupança, quem nunca.
Em Renda Variável Ações da Petrobras, em 2007. Não sabia o que estava fazendo. Comprei pela CEF por meio de um gerente, e claro que não deu certo.

E hoje você tem algum ativo preferido, que gosta mais de investir?

Preferido? Depende. Ações em tempos de Bull. Tesouro em tempos de Bear.

Mas sempre comprando, trabalho carteira e não ativos que me farão rico logo. Isso faz com que compre coisa que não goste, como Ouro. Tenho que sobreviver, sempre.

Saulo godoy e mulher conversa

Agora Renda Fixa em geral, eu não sou muito fã. Só tenho tesouro para finalidade de proteção de capital. Não curto apostar real para ganhar centavos.

Não curto apostar real para ganhar centavos.

Hoje como você faz o acompanhamento dos seus investimentos?

Planilha, tudo e tão somente isso. Baixei o app do Real Valor, vou testar! Muito interessante, estão de parabéns, capturaram uma necessidade.

E já fez alguma loucura investindo?

Minhas movimentações desastrosas em investimentos foram por “dica esperta” ou para me inserir no grupo de referência, status social. Compra de imóvel por dica me custou um deságio de 30% do valor nominal pago após 3 anos.

Um carro de “boy”, aos 24, levou metade do meu salário pra chegar na festa igual a galera. Com isso, aprendi que não tem dinheiro fácil e a ter opinião própria.

Mas essa é a maior escola de investimento: O erro, a cicatriz, o machucado. Sem isso achamos que somos inteligentes e espertos. Não somos.

Mas essa é a maior escola de investimento: O erro, a cicatriz, o machucado.

A indústria aeronáutica não é segura só pq a galera é boa em conta, tem muito piloto no fundo do mar para desenvolver as melhores aeronaves. A F1 não é segura somente pelas cabeças geniais da engenharia, Ayrton Senna está no cemitério hoje porque colou o dele na reta, isso levou à segurança.

As coisas evoluem assim, com pele no jogo, nos investimentos também.

Temos apenas que sobreviver para atravessar para o outro lado com segurança, não incorrendo em risco de ruína. Todo dia tem mercado, poucos entendem, be safe, consistência é melhor do que velocidade.

Taurus por ex., agora virou moda ter essa né? Até alguém ir para o cemitério.

De onde surgiu a ideia do instagram?

Mudando um pouco de assunto, qual o propósito do seu perfil no instagram?

Cara, meu Instagram foi criado em 2011 e sempre foi para uso pessoal mesmo. Foi nesse ano (2018) que migrou para investimento. Peço desculpas aos amigos, me tornei um chato que repete a mesma ideia todos dias. kkk

Tem o propósito de compartilhar investimento de forma independente e comportamental.

Invisto há 11 anos e comecei a ver nestes últimos 3 anos um movimento muito forte da indústria financeira, que acho legal, mas não são independentes em sua maioria. Existe muito conflito entre o melhor produto a ser recomendado vs a melhor taxa de comissão para recomendação.

Essa autonomia e independência do investidor é libertadora! O comportamento certo deixará menos dinheiro na mesa e fará com que você sobreviva ao jogo.

Esse é o meu propósito.

Se pudesse voltar no passado, o que você mudaria na sua jornada até aqui?

Alerta de clichê pra essa resposta ⚠ rs.

Não mudaria nada. As cicatrizes são as melhores coisas que eu tenho. Uma frase que eu nunca uso: “Eu deveria ter feito isso”.

Bate volta

Pra gente fechar, bora fazer um bate volta?

Bora!

Um filme:

A grande aposta, filme sobre a crise imobiliária que atingiu os EUA e o mundo em 2008. Estrelado por várias feras, entre elas Christian Bale, Brad pitt, Ryan Gosling.

Uma frase:

“Você só precisa fazer poucas coisas certas na vida, desde que não faça muitas erradas” Buffett, Warren.

Melhor livro que já leu:

Trabalhe 4 horas por semana. Ferriss,T.

Uma pessoa importante na sua vida:

Marcella, minha mulher.

Uma referência nos investimentos:

Warren Buffet.

Onde se vê daqui 10 anos?

Ensinando.

5 perfis que você acompanha e indica:

Vou de amigos e na ordem alfabética para não ter briga:

Quem você indica para ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?

Arthur Dantas Lemos, esse jovem tá movimentando. Me identifico com os princípios inegociáveis dele, em um mercado de negócios.

E pra fechar, como o pessoal entra em contato com você?

Direct no meu instagram, melhor canal de comunicação. Ou pelo meu site www.saulogodoy.com.br
Fiquem à vontade.

Saulo Godoy no Voando com a Arara
Share this

Cadastre seu e-mail