/ Curiosidades

Qual o significado do touro no mercado financeiro

Quando falamos de mercado financeiro, pensamos em Wall Street, a rua mais importante do mercado financeiro mundial. E quando pensamos em Wall Street, pensamos na famosa estátua de touro. Mas a questão é: que diabos um touro tem a ver com o mercado?

Bull Market (Touro) 🐮

No mercado financeiro, existe uma expressão para quando as coisas vão bem e os ativos se valorizam: "bull market", ou seja, o mercado está como um touro. Isso acontece quando os investidores estão otimistas, fazendo com que tenha mais procura do que oferta.

Com isso, os preços sobem e os ativos se valorizam.

Mas onde entra o touro? Imagine um touro atacando. O movimento de ataque com a cabeça/chifre é feito de baixo para cima. Ou seja, subindo, certo?
touro_bull

Os investidores apelidaram esse comportamento do mercado como "bullish", ou como um touro justamente por causa disso. Esse negócio pegou e o maior símbolo de Wallstreet é o touro justamente porque ele simboliza um mercado otimista e subindo.
ibovespa

O Ibovespa teve um período bullish entre 2002 e 2008 como o gráfico mostra.

Bear Market (Urso) 🐻

Seguindo a mesma lógica, temos o Bear Market. Fazendo referência ao ataque de um urso, que acontece sempre de cima para baixo. Ou seja, descendo.

Por tanto, o mercado definido como pessimista, é aquele caracterizado pela maior oferta do que procura por investimentos. Fazendo com que os preços caiam, assim como o movimento de ataque de um urso.
Touro-Urso

Espero que tenha entendido finalmente qual o motivo da estátua do touro em Wallstreet. Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.

Qual o significado do touro no mercado financeiro
Share this

Cadastre seu e-mail