/ Ação

O que é o Ibovespa e como ele afeta a sua vida

O Ibovespa aparece todo dia nos jornais, é motivo de desespero quando cai e alegria quando sobe. Além disso, é usado como referência de resultados de fundos de investimento em ações.

Mas afinal, o que é o Ibovespa?

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa é o índice do mercado brasileiro de ações. Ele serve de referência para investidores, empresas e especuladores. Em outras palavras, ele é uma medida do quanto as principais ações negociadas na Bovespa subiram ou desceram.

ibovespa_ibovespa

O Ibovespa sobe se a maior parte destas principais ações valorizam (como uma carteira de investimento com estas ações). Se, por outro lado, a maior parte dessas ações se desvalorizar, o Ibovespa cai.

Mesmo assim, é comum que algumas ações não acompanhem o Ibovespa a todo momento. Por exemplo, o Ibovespa pode estar subindo 1% enquanto ações da Petrobrás estão caindo. Lembrando que o Ibovespa é uma média ponderada das ações mais negociadas.

Ibovespa x Bovespa

Para os investidores de primeira viagem, é comum fazer confusão entre estes dois termos. Mas qual a diferença entre Ibovespa e Bovespa?

ibovespa_bovespa

A Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo, onde são negociadas as ações das empresas brasileiras. Após a fusão com a BM&FBOVESPA e CETIP, a bolsa passou a se chamar B3. A parte de negociação de ações e commodities e seus derivativos é chamada de BM&FBovespa.

Resumindo, Bovespa era como se chamava a bolsa de valores, hoje conhecida como B3.

O Ibovespa, por outro lado, é um indicador do quão bem (ou mal) andam as principais ações negociadas na antiga Bovespa (atual B3). O “I” na frente de “Bovespa” representa “índice”.

O Ibovespa é o índice mais famoso da bolsa brasileira, mas existem outros, como por exemplo:

SMLL

É o índice que mede a variação de empresas menores, como por exemplo BRMalls, CVC, Hering, Estácio e outras.

IFIX

É o índice que mede a variação média dos fundos de investimento imobiliário.

IBrX 100

É o indicador que mede a variação média dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

Pra que serve o Ibovespa?

O Ibovespa é uma medida importante para o mercado financeiro. Sem ele, seria muito difícil saber se a bolsa brasileira está subindo ou descendo.

Como acompanhar os investimentos é uma tarefa complicada, muitos investidores ficam de olho no Ibovespa ao invés de acompanhar cada uma das ações de sua carteira. A lógica por trás disso é que se o Ibovespa estiver subindo, geralmente a carteira também vai estar.

Acha difícil acompanhar os seus investimentos? Baixe o app!

iOS 🍎

Android 🤖


Além disso, ele é usado como benchmark (parâmetro de comparação) na hora de avaliar os resultados de alguns fundos de investimento em ações (FIA), por exemplo.

A imagem a seguir mostra um fundo que usa o Ibovespa como benchmark e como vem sendo a performance das duas curvas.

ibovespa_alaska

Como o Ibovespa avalia o resultado médio ponderado das principais ações da bolsa, espera-se que um fundo de ações acompanhe o Ibovespa. Quando o fundo possui uma boa gestão, seu rendimento é, geralmente, superior ao retorno do Ibovespa

Quais são as ações do Ibovespa?

De quatro em quatro meses, a B3 (antiga BMF&Bovespa) reavalia a listagem das ações e seus pesos no índice. As ações devem seguir os quesitos da metologia da B3 nos 12 meses anteriores para se manterem no índice.

Para saber as ações que estão atualmente no índice e qual o seu peso, é só clicar no link abaixo.

Posso investir no Ibovespa?

"Gostei deste indicador. Quero investir nas mesmas ações que o Ibovespa segue. É possível?"

Claro! Existem algumas formas de fazer isso.

Uma possibilidade é simplesmente comprar ações de todas as empresas que compõem o índice.

Uma forma bem mais fácil e que exige menos capital é investir no BOVA11. Ele é um ETF referenciado ao Ibovespa. ETFs são fundos que são negociados na bolsa de valores. Ao invés de comprar ações de todas as empresas do Ibovespa, é só comprar papeis de BOVA11.

#PraPreguiçosoLer

1- Ibovespa é ...

Um índice que mostra a valorização das principais ações da bolsa de valores brasileira.

2 - ... enquanto Bovespa é...

O antigo nome da Bolsa de Valores de São Paulo (hoje conhecida como B3).

3 - Pra que serve?

Serve para avaliar se o nosso mercado de ações anda bem ou mal das pernas! Justamente por isso, é usado também para comparar rendimentos de diferentes fundos.

  • Um bom fundo de ações tem uma performance acima do Ibovespa.
  • Um fundo de ações que apresenta consecutivos resultados abaixo do Ibovespa não apresenta um bom retorno!

4 - Posso "investir na mesma carteira" que o Ibovespa?

Sim!
O jeito mais fácil de fazer isso é comprar BOVA11. BOVA11 é um fundo que é negociado em bolsa e segue o Ibovespa.

Espero que você tenha conseguido entender o que é e qual é a importância do Ibovespa. Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.

Baixe o aplicativo do Real Valor e conheça seus investimentos. De verdade.

banner-blogpost

O que é o Ibovespa e como ele afeta a sua vida
Share this

Cadastre seu e-mail