/ Entrevistas

Marcius, do Saia do Buraco, no Voando com a Arara

Entrevista com Marcius, do Saia do Buraco

O Voando com a Arara é um quadro aqui no blog do Real Valor onde batemos um papo com os influenciadores do mercado financeiro, passando várias dicas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado!

E quem está com a gente hoje é o Marcius, do Saia do Buraco com Titio Marcius

Quem é Marcius?

entrevista-marcius-saia-do-buraco

Pra começar, se apresenta pro pessoal Marcius

Sou Marcius Silvestre, carioca, amo comer coxinha, viajar e ler bons livros. Sou doutorando em física (UFRJ), professor universitário, consultor financeiro e tenho um labrador chamado Duque.

E tenho um canal no YouTube sobre mercado financeiro e investimentos com dicas e tutoriais de como investir bem e fazer dinheiro, o Saia do Buraco

Começo no mercado financeiro

E como você começou no mercado financeiro?

Comecei a me interessar pelo tema quando me endividei. Tinha uma dívida de 15 mil reais e não tinha o dinheiro para pagar. Me restavam duas opções: ficar com nome sujo ou sair do buraco.

Então, decidi pesquisar no YouTube por vídeos de como se livrar das dívidas e comecei a ler livros sobre o assunto. Um desses livros - que mudou minha vida - foi "Como organizar a sua vida financeira" do Gustavo Cerbasi

Seguindo o método proposto por ele e descobri que estava muito abaixo do esperado para minha idade. A partir daí, decidi mudar minha vida, modificando hábitos e buscando conseguir renda extra. Quitei os 15 mil e em menos de 3 meses realizei meu primeiro investimento depois do aperto.

E como foi seu primeiro investimento?

O primeiro, primeeeiro investimento, foi na poupança, quando tinha 18 anos. Mas nunca tinha conseguido manter aquela poupança por mais de 1 ano. Depois de vários ciclos de endividamento, entendi que para poupar precisamos ter um propósito.

Para poupar precisamos ter um propósito.

Como sempre digo: "Para uma vida sem propósito, qualquer coisa passa a ser um bom negócio". Dessa forma, comecei a definir metas, calculei quanto queria para alcançar minha liberdade financeira e comecei a jornada de investidor.

Meu primeiro investimento de verdade mesmo, foi no Tesouro Selic. Comecei com R$280,00 lá em 2017, com 26 anos.

🤔Quer saber quais foram as maiores variações do tesouro nas últimas semanas? Veja nesse post aqui.

A primeira aplicação em renda variável não demorou muito. Em março do mesmo ano comecei com R$10.000,00 nas ações do Magazine Luiza.

Você tem algum ativo preferido?

Cara, eu amo investir em ações! Realizar análises gráficas ou através de indicadores, vai depender do foco do meu investimento.

Agora do que não sou muito fã são CRI/CRAs, pois acredito que são, muitas vezes, mais arriscados que muitos investimentos e o "fator" a mais de rentabilidade não compensa o risco elevado na carteira.

E de lá pra cá, passou por alguma situação diferente?

Teve uma época que queria economizar com minha moradia por conta de uma viagem, e me hospedei em um local com nome de hotel, mas que funcionava também como motel. Confesso que, mesmo saindo muito barato, essa alternativa para diminuir os gastos, foi muito engraçada.

Dormia em um quarto cheio de espelhos, com "vizinhos" fazendo alguns gemidos e gente estranha circulando nos corredores. Enfim, minha dica é: leia o contrato de reserva por inteiro antes de fechar a reserva. hahaha

Pelo menos essa experiência me economizou um dinheiro e me rendeu boas histórias.

entrevista-titio-marcius-saia-do-buraco

Hoje como você faz o acompanhamento dos seus investimentos?

Eu já comentei que eu sou meio "viciado" em planilhas? Pois é. Sempre acompanhei a evolução do meu patrimônio através de planilhas de investimento.

Atualmente, testei alguns apps que se propõem a fazer esse acompanhamento, e o Real Valor me chamou atenção pela praticidade e simplicidade em acompanhar meus investimentos e compará-los com indicadores.

Migrei, parcialmente, meus investimentos para a plataforma do Real Valor, mas confesso que não consigo abandonar as planilhas rs!

Como surgiu o canal Saia do buraco?

Mudando um pouco de assunto, de onde veio a ideia de criar o instagram e o canal no youtube?

Sempre mandei bem em matemática financeira e dei aula para vários alunos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção. No entanto, nunca tinha aplicado a força dos juros compostos na minha vida!

🤔Quer saber qual o poder dos JUROS COMPOSTOS? clique aqui.

Quando percebi que estava atolado em dívidas, ou seja, no Buraco, decidi que iria mudar minha vida me livrando dos empréstimos, parcelas no cartão e começando a investir.

Comecei a mudar minha mentalidade e questionava meus amigos sobre o porquê pagar anuidade, TED e tantas outras taxas desnecessárias tendo tantas contas digitais.

Questionava os investimentos feitos na poupança, pois sabia que temos opções mais rentáveis e seguras. Então, decidi criar um canal no YouTube para tirar o pessoal do Buraco com as dicas do "Titio" Marcius.

Hoje faço tutoriais de como investir na prática, mostro inclusive onde você tem que clicar para mostrar a qualquer pessoa que deseja se tornar um(a) investidor(a) que é possível e fácil.

E de onde vem o "Titio"?

Bom, como sou professor, alguns alunos começaram a acompanhar meu canal e digitar nos comentários "parabéns pelo canal Titio Marcius" em tom de brincadeira, que eu acabei incorporando.

Você comentou sobre o motel que ficou hospedado, mas teve alguma situação mais ousada que viveu nos investimentos?

Cara, eu já investi uma quantidade muito alta em renda variável. Cheguei a totalizar 80% da minha carteira em renda variável.

Percebi que não tinha perfil para tanto, com as fortes oscilações, senti até umas dores no peito (sem brincadeira rs).

Hoje mantenho minha carteira mais balanceada, com 40%-50% em renda variável.

Mudaria alguma coisa do seu passado?

Teria começado a poupar e a investir assim que comecei minha faculdade. E não teria me endividado buscando aparente um status que não possuía na época.

Bate volta

Pra fechar, bora fazer um bate volta?

Bora!

Um filme:

Fome de poder (história do Mc Donalds)

Uma frase:

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo" - Peter Drucker

Melhor livro que já leu:

Difícil, pois li diversos livros incríveis, mas o mais motivador e transformador foi: "Arrume a sua cama" - William H. McRaven

Uma pessoa importante na sua vida:

Minha mãe, inspiração de pessoa boa e quem sempre me apoiou em cada escolha que tomei.

Uma referência nos investimentos:

André Bona, fui seu aluno e acho ele incrível. E, claro, Warren Buffet.

Onde se vê daqui 10 anos?

Morando em São Paulo, com meu negócio online de consultoria estabelecido, com minha meta de 1 milhão alcançada.

O que estava fazendo quando criou o Saia do Buraco?

Estava em casa, pensando em como levar a minha mensagem sobre Educação Financeira. Pensei em criar um blog, mas logo depois me veio a ideia do canal no youtube e, consequentemente, do instagram.

5 perfis que você acompanha e indica:

  • Thomas Frank (canal sobre técnicas de estudo, produtividade e hábitos.)
  • Mairo Vergara (Incrível professor de inglês que desenvolveu um método gratuito e eficaz para qualquer aprender idiomas.)
  • Seja uma pessoa melhor (Um canal f*da sobre desenvolvimento pessoal, indicado para qualquer pessoa que deseja mudar de vida.)
  • Blog de Valor (Excelente blog do André Bona)
  • Clube dos poupadores (O melhor site sobre finanças que já vi, leio todos os artigos.)

Quem você indica para ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?

A Kalina, do @ABCDinheiro e a Taise Costa, do @DiárioDeFinanças

E pra fechar, como o pessoal entra em contato com você?

Marcius, do Saia do Buraco, no Voando com a Arara
Share this

Cadastre seu e-mail