/ Entrevistas

Isa, do Fortuna Sim, no Voando com a Arara

Entrevista com Isa, do Fortuna Sim

O Voando com a Arara é um quadro aqui no blog do Real Valor onde batemos um papo com os influenciadores do mercado financeiro, passando várias dicas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado!

E quem está com a gente hoje é a Isa, do Fortuna Sim

Quem é a Isa?

entrevista-isa-do-fortuna-sim

Pra começar, se apresenta pro pessoal Isa

Eu sou a Isa, tenho 25 anos e sou de Curitiba. Sou formada em engenharia eletrônica pela UTFPR. Desde o começo do ano, resolvi tirar um grande sonho do papel e criei o Fortuna Sim em parceria com meu namorado - blog e canal de youtube sobre finanças e investimentos. Atualmente, estou me dedicando 100% nisso.

Sempre fui muito curiosa. Adoro ler, ver seriados, estudar, viajar e aprender coisas novas… Sempre estou fazendo algum curso diferente.

Adoro brincar com o Simba, meu catioríneo (meu filme preferido da infância era o Rei Leão). Meu namorado chama ele carinhosamente de Chewie hahaha!

chewie

Começo no mercado financeiro

E como você começou no mercado financeiro?

Sempre tive o hábito de economizar dinheiro para comprar doce no posto perto de casa. Quando descobri que poderia colocar o dinheiro no banco e que ele renderia alguma coisa não pensei duas vezes: juntei todas as minhas moedas e levei no banco.

Alguns anos depois, bem no comecinho da faculdade, ouvi um professor falar sobre o Tesouro Direto. E resolvi ir atrás e pesquisar mais porque estava juntando dinheiro para realizar um dos maiores sonhos que eu tinha: fazer um intercâmbio na Alemanha.

🤔Quer saber quais foram as maiores variações do tesouro nas últimas semanas? Veja nesse post aqui.

Depois que vi com meus próprios olhos o efeito dos juros compostos continuei firme investindo tudo que eu conseguia guardar com mesada e com a bolsa de iniciação científica que eu ganhava.

E como foi seu primeiro investimento?

Meu primeiro investimento foi em Tesouro Selic em 2012. Acho que eu investi o valor mínimo porque sempre tive muito medo de perder tudo. Depois que ganhei confiança, tirei tudo que tinha da poupança e coloquei no Tesouro Direto.

Lembro que logo depois que fiz meu primeiro investimento, contei pra minha mãe, irmã e namorado e algumas semanas depois todo mundo também estava investindo. Foi incrível.

Sempre tive o hábito de economizar dinheiro para comprar doce no posto perto de casa.

Meu primeiro investimento em renda variável foi ano passado (2017) quando estava aprendendo sobre análise técnica.

Você tem algum ativo preferido?

Não sei se tenho um único produto de investimento favorito. Montei uma estratégia de alocação que garante proteção e ainda por cima tem uma rentabilidade boa. Sempre que sobra uma grana consulto o modelo pra ver onde que vou investir.

É muito legal ver o patrimônio crescendo e comparar com os meses anteriores. Dá uma motivação a mais para continuar investindo.

Gosto de investir em fundos multimercado porque acredito que o gestor tem mais liberdade para decidir onde está a melhor oportunidade no momento.

Não invisto em coisas muito arriscadas e que não são regulamentadas: Forex, Criptomoedas, etc.

E de lá pra cá, passou por alguma situação diferente?

Quando eu comecei a investir em Ações, seguia uma estratégia sistematizada. Fiquei tão feliz quando finalmente deu sinal de compra em um dos ativos…demorou quase dois meses, já estava até desanimando.

E aí na mesma semana descobri que a ação ia deixar de existir. Resultado: vendi em menos de 3 dias úteis e quase me dei mal porque a ação ainda não estava em minha custódia e a corretora acabou autorizando uma venda descoberta. No final a operação ainda deu um pouco de lucro, então tá valendo. Hahaha

Mas nunca cometi nenhuma loucura com meu dinheiro. Sempre leio e estudo bem antes de fazer alguma coisa. Não sou muito ousada.

Se é um investimento novo, faço sempre um teste antes. E sempre estipulo um valor que se eu perder tudo ou boa parte, não vai me deixar na pior. Gestão de risco sempre né?

Hoje como você faz o acompanhamento dos seus investimentos?

Todo mês eu faço uma atualização do meu patrimônio. No começo era bem desorganizado, mas aí quando o patrimônio foi aumentando senti necessidade de fazer alguma coisa mais organizada.

É muito legal ver o patrimônio crescendo e comparar com os meses anteriores. Dá uma motivação a mais para continuar investindo.

Durante o mês gosto de usar o app Real Valor para acompanhar meus investimentos. Em poucos minutos consigo ver tudo e não preciso entrar em várias plataformas / corretoras diferentes pra conseguir ver tudo.

Como surgiu o Fortuna Sim?

Mudando um pouco de assunto, de onde veio a ideia de criar o instagram, o canal no youtube e o blog?

Sempre troquei muita figurinha com meu namorado (e agora também sócio), minha mãe e irmã sobre investimentos. Quando eu aprendia alguma coisa nova, corria para ir contar para eles.

Meu propósito é incentivar mais mulheres a serem protagonistas da própria história

E eu percebi que eu podia ter um impacto significativo na vida deles. Foi aí que depois de pensar muito sobre isso, resolvi criar um Instagram para compartilhar algumas dicas.

Esse projeto ganhou nova forma quando eu percebi que existem pouquíssimas mulheres que investem e que administram seu próprio dinheiro - assim como na engenharia.

fortuna-sim-entrevista

Foi por isso que resolvi focar nesse público. Meu propósito é incentivar mais mulheres a serem protagonistas da própria história (inclusive, o nome do meu curso é Fortuna Feminina).

Olhando tudo que já passou, você mudaria alguma coisa do seu passado?

Sei que é meio clichê, mas eu acredito muito que todos os meus erros e acertos me trouxeram aonde eu estou agora. Se eu tivesse feito escolhas diferentes lá atrás, talvez eu não estivesse onde eu estou agora, com a cabeça que tenho hoje. Então sou muito grata por tudo que passei.

Acho que se eu pudesse mudar alguma coisa, seria a mentalidade. Mesmo guardando dinheiro sempre, às vezes eu gastava com coisas que hoje são completamente irrelevantes (adorava fazer coleção, me julgue).

O que eu mais me arrependo hoje foi de ter usado mais da metade das minhas economias pra comprar um carro zero quando eu fiz 18 anos. Hoje me arrependo muito, mas sei que faz parte do aprendizado.

Bate volta

Pra fechar, bora fazer um bate volta?

Bora!

Um filme:

Efeito Borboleta

Uma frase:

"O primeiro passo é o mais difícil, mas o mais importante"

Melhor livro que já leu:

High performance habits - Brendon Burchard

Uma pessoa importante na sua vida:

Meu namorado, família e o Simba🐶

Uma referência nos investimentos:

Gustavo Cerbasi

Onde se vê daqui 10 anos?

Olha, essa é difícil. Quero ter saúde, morar em um lugar tranquilo e se possível, pertinho de atingir a independência financeira

O que estava fazendo quando criou o canal?

Estava na faculdade. Criei o canal porque queria perder a vergonha de falar e de me expressar.

5 perfis que você acompanha e indica:

Quem você indica para ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?

A própria Fran Guarniere, do Morando Sozinha

E pra fechar, como o pessoal entra em contato com você?

Baixe o aplicativo do Real Valor e conheça seus investimentos. De verdade.

banner-blogpost

Isa, do Fortuna Sim, no Voando com a Arara
Share this

Cadastre seu e-mail