/ Entrevistas

Alexandre, do @Centaviando no Voando com a Arara

Entrevista com Alê, do @Centaviando

Já pensou saber como os influenciadores de mais sucesso no mercado financeiro começaram suas jornadas nos investimentos? O que eles fizeram de errado, o que acertaram, o que os diferencia dos demais e conhecê-los um pouco mais de perto.

Pensando nisso criamos o #VoandoComAArara, um quadro semanal aqui no Blog do Real Valor, onde batemos um papo bem descontraído com os maiores influenciadores do mercado financeiro. Cheio de dicas valiosas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado!

No papo de hoje, vamos conversar com o Alexandre Filho, fundador do @Centaviando (portal focado em investimentos e dicas financeiras) e autor do livro "05 Passos para Guardar Dinheiro mesmo ganhando pouco".

Sem mais delongas, vamo pro papo!

Resumão do Alexandre

Pra começar, Alê, resumão seu em 3 linhas:

Bom, meu nome é Alexandre Gomes de Almeida Filho, moro em Manaus mas estou de mudança e quando esse post for pro ar, já devo estar desempacotando minhas coisas em Miami.

Pô, legal, Miami! E em terras brasileiras, fez alguma faculdade? Trabalha com o que?

Sou Engenheiro de Controle e Automação, e até pouco tempo era essa minha profissão. Pedi as contas no começo desse ano e, hoje, meu "trabalho" é 100% o Centaviando. Me dedico todo dia a criar conteúdo para ajudar o máximo de pessoas a ter uma vida mais saudável e inteligente financeiramente.

O que você curte fazer quando precisa dar uma desestressada da correria da rotina?

Cara, hoje minha vida mudou muito. O meu lazer acabou sendo me dedicar pra minha saúde, e hoje sou praticante de Crossfit. Além do esporte, gosto muito de fotografia/filmagem, viajar (quem não, né? rs), motocross, e sempre que dá, também de tirar dinheiro dos meus amigos no poker hahahaha.
entrevista-centaviando-alexandre

Falando em amigos, manda um whatsapp pra um dos seus pedindo pra ele te resumir em uma frase

"Uma pessoa determinada, que corre atrás do que almeja sem medir esforços, além de inteligente e mega extrovertido."

Começo no mercado financeiro

Vamos pro que interessa agora né? Mercado Financeiro, como foi seu primeiro contato?

Cara, ninguém do meu círculo de amizades ou na família investia, nunca tive um "exemplo" ou referência em casa para começar a investir. Vou te contar como foi... Eu comecei com 22/23 anos, quando percebi que meu salário tinha aumentado muito do primeiro para o segundo emprego, mas eu continuava com os mesmos "problemas". Sempre achava que meu dinheiro era insuficiente pra fazer o que queria.
Até que comecei a me educar financeiramente. Meu dinheiro começou a sobrar e eu comecei a procurar alguns investimentos para aplicar essa "sobra". Aí minha esposa (namorada naquela época) me falou que, coincidentemente, também estava pensando em investir, ela me indicou uma corretora e começamos a investir.

E qual foi seu primeiro investimento, você lembra?

Lembro sim pô! Como esquecer? hahaha
Minha primeira aplicação foi no Tesouro Nacional. Tesouro Selic pra ser mais específico. Comecei no Tesouro porque pesquisei e vi que era um bom ativo pra quem queria começar.

Graaande Tesouro! Porta de entrada pra grande parte do pessoal né? Agora me conta, você teve alguma história diferente que passou nesse começo?

Cara, tenho! Eu comecei a acompanhar a Bolsa pra ver como funcionava e decidir em qual papel colocaria minha grana. Comecei investindo devagar, até aí tudo certinho. Mas vi que um papel tinha valorizado MUITO num único dia, no outro dia mesma coisa, e estava muito barato. Mais ou menos 0,60 centavos cada papel.
Aí, sem experiência nenhuma, pensei "Vou comprar uma porrada de papel desse aqui. Se continuar valorizando, vou ganhar dinheiro pra caramba, caso contrário eu vou perder, mas espero voltar a valorizar pra vender". Iludido, fui nessa!
Só que eu não sabia que tinha comprado um papel daqueles que são criados pra negociar bônus de subscrição, cara! Depois que comprei, só caiu. Acabei vendendo tudo a 0,13 centavos ! hahahaha
Desde aí, só investi na Bolsa a longo prazo em papeis mais estáveis.
entrevista-investidor-centavidando

Formas de acompanhar sua carteira

Como você faz seu controle da sua carteira e finanças?

Eu tenho um hábito de checar e atualizar minhas planilhas financeiras diariamente. Sobre as de investimentos, eu faço acompanhamento pelo site da corretora e planilhas. Mas eu confesso que é meio "chato" sabe? Comecei a testar o aplicativo do Real Valor (eles consolidam e fazem a gestão da minha carteira como um todo) e parece que minha vida de acompanhamento dos investimentos vai ficar bem mais fácil :)

Como surgiu o Centaviando

E de onde surgiu a ideia de criar o Centaviando?

Eu comecei ajudando um amigo aqui, outro ali e acabei pensando em criar um sie pra conseguir ajudar mais pessoas. Aí nesse meio eu consegui perceber a deficiência de nós brasileiros na área da Educação Financeira. E aí sim, com o tempo eu vi que poderia monetizar uma das coisas que mais gosto de fazer: ajudar a vida financeira das pessoas. Então, hoje pra mim, o Centaviando é além de uma plataforma para espalhar Educação Financeira, uma empresa e fonte de renda.

E você tem algum ativo preferido?

Olha, eu gosto muito dos Títulos Públicos e CDBs, tenho outros investimentos. Diversifico minha carteira em outros ativos entre Renda Fixa e Variável, mas gosto muito do Tesouro e CDBs

Se pudesse voltar no tempo, o que você faria diferente nos investimentos?

Tomei decisões muito bem acertadas, mesmo sem saber MUITA coisa no início, sabe? Eu só acho que teria começado o Centaviando antes e teria documentado mais conteúdo em vídeo, pra poder publicar e ajudar mais pessoas.

Pra fechar, bora fazer um bate volta? Te faço uma pergunta e você me responde rapidão, bora?

Referencia nos investimentos:

Não tenho um ídolo dos investimentos , mas admiro muito o Gustavo Cerbasi e o Bruno Perini

Uma frase:

Uma que eu gosto muito é "Seja a melhor versão de você mesmo"

5 perfis para seguir:

O melhor livro que já leu:

Gosto muito do "Pai Rico, Pai Pobre", "Quem pensa enriquece", "O homem mais rico da Babilônia", e váários outros.

Uma pessoa importante na sua vida:

Minha esposa! É ela que está comigo nos meus projetos, ela que acompanha minhas dificuldades, me motiva, me cobra, me controla, ela vive o sonho junto comigo.
Outra pessoa super-mega-hiper importante pra mim é a minha mãe. Ela me formou como homem e faz parte da minha vida até hoje, mesmo morando longe.

Onde estava quando criou o Centaviando?

Eu era Engenheiro da área de Pesquisa e desenvolvimento do Centro de Tecnologia de uma multinacional. Trabalhava muuuuito! Era muito dedicado a entregar sempre o máximo de resultado, fiz muitas coisas determinantes pra empresa e aprendi muito. Sou eternamente grato por essa fase da minha vida.

Onde você vê o Brasil daqui 10 anos?

Cara, o Brasil? Dificil, hein hahaha. Nós temos um potencial absurdo de crescimento, mas somos prejudicados por algumas decisões políticas. Então é muito difícil cravar uma resposta, eu realmente não sei. Foco mais nas minhas metas pessoais, nos meus projetos e nas coisas que estão no meu controle.

Quem você indica pra vir aqui Voar com a Arara?

A Luciana Fiaux, ela tem uma história legal e ajuda várias pessoas através da Educação Financeira.

Show de bola nosso papo Alê! O pessoal que quiser conversar contigo e te conhecer um pouco melhor (de repente tirar alguma dúvida), entra em contato com você por onde?

Pô, brigado vocês pelo convite! Quem quiser conversar um pouco mais comigo é só entrar no www.centaviando.com e clicar em "contato". Se preferir, também pode me mandar um email direto no [email protected]

Baixe o aplicativo do Real Valor e conheça seus investimentos. De verdade.

banner-blogpost

Alexandre, do @Centaviando no Voando com a Arara
Share this

Cadastre seu e-mail