/ Ação

O que você está perdendo ao não conhecer o CEI

O CEI, ou canal eletrônico do investidor é uma plataforma criada pela BMF&Bovespa para mostrar o histórico de transações de um CPF ou CNPJ na bolsa e com o tesouro direto. Não importa em quantas corretoras ou bancos você investiu. Todas as suas aplicações estarão lá de forma consolidada.

O CEI foi criado para que o investidor conseguisse constatar que seus investimentos estão realmente custodiados em seu nome na CBLC. Não sabe o que é CBLC? Dá uma olhadinha no post de como escolher uma corretora que a gente deu um breve resumo.

Com a criação da B3 (fusão da CETIP com a BMF&Bovespa), o CEI se fundiu com o CetipMeusInvestimentos, que é uma ferramenta parecida com o CEI, mas para títulos privados (CDB, LCI, LCA, etc). Assim, o canal eletrônico passou a rastrear operações de renda fixa também (desde que a instituição financeira seja cadastrada no CETIP certifica).

Mas qual a utilidade do CEI?

Se você tem uma planilha de controle financeiro, sabe a dificuldade que é achar os dados das suas aplicações. Se você tem conta em mais de uma corretora, fica pior ainda.
Com o CEI, obter essas informações se torna muito fácil para investimentos em:

Como a CEI é atrelado ao CPF (ou CNPJ), fica mais facil de consolidar os seus investimentos sem ter que entrar no site de cada corretora para ver as informações.

Legal, mas como eu crio uma conta no CEI?

Você não precisa criar uma conta no canal. Ao abrir uma conta em uma corretora registrada na B3, ela mesmo cria a sua conta no CEI e gera uma senha. Como poucos investidores conhecem essa senha, geralmente o primeiro passo para entrar no canal é solicitar uma nova senha. Para fazer isso, clique aqui.

Mesmo com o CEI, ainda é ruim atualizar a planilha de investimentos

CEI_planilha_de_controle

É exatamente por isso que o Real Valor foi criado.

Com o aplicativo, você consegue ter acesso a todas as informações que você precisa saber da sua carteira para saber quando é hora de rebalancear.

Hoje o Real Valor possui uma interface com o CEI e permite que os usuários sincronizem a conta Real Valor com a conta CEI e importe automaticamente os investimentos em:

Baixe o aplicativo do Real Valor e conheça seus investimentos. De verdade.

banner-blogpost

O que você está perdendo ao não conhecer o CEI
Share this

Cadastre seu e-mail